Prefácio
A Hewlett-Packard há 60 anos vem ajudando seus clientes a implementar tecnologia da informação. Nos últimos anos, a maioria destes projetos envolveu tecnologias da Internet embora, pela sua característica discreta, a empresa não tenha comentado muito a respeito disso com o mundo externo. Mas consideremos apenas os seguintes exemplos:
- Mais de 70% dos nós da Internet são gerenciados pela HP OpenView.
- Acima de 70% de todas as transações bancárias operam em servidores HP.
- Mais de 120 bancos na Internet rodam no Web-Server HP Virtual Vault protegido da HP.
Metade da infra-estrutura das Transações Eletrônicas Seguras - SET (Secure Electronic Transaction), estabelecidas pelas administradoras de cartões de crédito, está sendo implementada pela HP pela sua subsidiária Verifone. A HP também forneceu e operou a estrutura da Tecnologia de Informação (TI) completa para a Copa do Mundo de 1998, controlando desde a administração do ticket até o comércio eletrônica. Este foi o mais extenso e mais intenso evento isolado no história da Internet (conforme documentado no Guinness Book of Records) e passou "impecavelmente", de acordo com o comentário feito pelo Gerente de TI do Comité de Organização da França após o evento.
Esses projetos são agora gerenciados e implementados pelas organizações locais de atendimento a clientes, respaldados pela especialização técnica mais intensa de uma organização central para a Região Européia, como nós a chamanos, situada em Böblingen, Alemanha. Daniel Amor fez parte dessa equipe por vários anos, contribuindo em muitos projetos diferentes, especialmente em implementações de negócios na Internet para inúmeros clientes, numerosos demais para eu poder mencioná-los. Com isso, ele adquiriu uma vasta experiência em implementaçãoes de comércio eletrônico de todos os tipos.
Desempenhando uma função como a do Daniel, é sempre muito tentador concentrar-se apenas nos detalhes e negligenciar o "cénario maior": por que os clientes estão fazendo isto, que diferncça fará o projeto em outros aspectos desses negócios. Conforme demonstra este livro, Daniel sempre esteve a par de todos esses aspectos.
Na verdade, ele combina a experiência de alguém que tem conhecimento prático sobre os negócios na Internet na prática (conhece as armadilhas, o que os produtos podem realmente fazer e o que não podem) com a compreensão geral de que os negócios estão também se modificando fundamentalmente por causa das possibilidades intermináveis da Internet como instrumento de comunicação e transações.
Essa combinação é encontrada em muitos funcionários da Hewlett-Packard e serve como base para nossa estratégia de E-Services recentemente anunciada. Aqui, a HP expressou uma visão obtida pela sza experiência de onde os negócios são afetados com os novos modelos de negócios para nós e novos meios de entraga de TI. A HP também evidenciou essa visão com uma nova e importante contribuição: e-speak.
Eu gostaria de congratular o Daniel por este livro e desejar o você, leitor, uma leitura agradável e informativa, na medida em que ele o conduz por este novo mundo e o ajuda a compreender como isto afetará seus negócios e sua vida. Estou certo de que você estará muito mais preparado para este novo mundo após a leitura do livro.
Peter O'Neill
Gerente de Comércio Eletrônico para o Mercado Europeu
Hewlett-Packard Enterprise Computing Organization